sexta-feira, 2 de março de 2012

Casas e Chalés para alugar
Teteco ou Lili
24- 3371-2673 /24-9956-8822
tetecoremedios@gmail.com 
skype: teteco ponta negra
FaceBoock: tetecodosremedios
Local de rara beleza com acesso por barco. Uma comunidade caiçara habita o local, mantendo suas tradições culturais.
Belíssima praia de águas límpidas, trilhas e cachoeiras
.
A Origem de Ponta Negra.
Durante centenas de anos índios, negros, chineses e europeus que passaram ou viviam pelo nosso litoral acabaram por formar vários povoados costeiros na gigantesca Baia de Paraty e também em mar aberto.
                                            Bares e Restaurantes na Praia
A praia da Ponta Negra preserva a cultura caiçara,onde ainda sobrevivem da pesca e agricultura. Na vila, rodeada pela Mata Atlântica, com 2 corredeiras (cachoeiras) de água cristalina e com uma vista espetacular para o mar, 40 famílias, dentre elas 180 pessoas, vivem em plena harmonia com a natureza.
A  vila está bem organizada, possui uma sede da Associação de Moradores e Amigos da Ponta Negra, uma escola, um orelhão que faz a ligação da vila com mundo, As casas ainda mantêm as mesmas características caiçara, muitas vezes feitas de pau a pique e sapê.


Ponta Negra

clic na imagem para ver em tamanho grande

Chalé Teteco 1 e Chalé Teteco 2

Chalé Teteco 2
Conforto, tranquilidade, em meio a Floresta Tropical 

Refeitório (cozinha)

Chalé Teteco 1

Refeitório

clic na imagem para ver em tamanho grande



Café da Manhã

clic na imagem para ver em tamanho grande

Rio com Cachoeira á 50 metros
Piscina Natural
clic na imagem para ver em tamanho grande

Piscina Natural de Agua Doce

Praia Ponta Negra



Na praia voce saboreia deliciosos pratos no Teteco Bar e Restaurante que há mais de 10 anos Teteco e sua esposa Lili recebe a todos.



Jantar é a luz de velas



                                                clic na imagem para ver em tamanho grande

clic na imagem para ver em tamanho grande
Como Chegar

De carro: Pela Rio-Santos, no sentido São Paulo na altura da comunidade do Patrimônio (1), pega-se a estrada para o Condomínio de Laranjeiras. Na vila Oratório (2) você encontrará estacionamento, localizado em frente ao campo de futebol.
O traslado do estacionamento ao cais, será feito por uma van gratuita.
Os barcos e lanchas estarão a espera para a travessia até a Ponta Negra e a Praia do Sono. A travessia dura entre 20 e 30 minutos dependendo do tipo de embarcação.

O transporte de barco funciona de 07:00 às 17:00h no inverno e das 07:00 às 19:00 no verão.
Capacidade: 04 passageiros + 01 tripulante
Exija material de salvatagem. (Coletes salva-vidas)



A proposta que segue é uma alternativa de entender, conhecer e vivenciar uma vila caiçara, com seus saberes
culturais ainda preservados.

Mesmo tão próximo aos grandes centros a vida segue com sua forma simples de enfrentar e entender o tempo que custa a passar seja ela na pesca, na roça, na casa de farinha, no dia a dia.

Veja os roteiros:
Pesca:
Existe uma variedade significativa de se pescar utilizado pelos caiçaras, pois é dele que retira o sustento para sua famíla. Há uma intimidade e respeito com a lida do mar, desde a saida e chegada das canoas na praia, o conhecimento das marés, dos ventos, dos tempos dos peixes, da lula, do guaiá, da garoupa, entre tantos outros pescados.
Proposta 1
Pegar camarão com puçá (armadilha – uma pequena rede) na cachoeira e ir pescar na costeira com caniço. Um atrativo cheio de segredos e rico em espécies marinha.
Proposta 2
Pescar lula de canoa é sempre um evento social onde no pesqueiro (local onde se encontra o molusco) se reúne diversas canoas com homens, mulheres e crianças. É uma festa de pesca e de tinta
Proposta 3
Visitar o cerco ( grande rede que fica no mar na espera de cardume) necessita de vários camaradas (pescadores), geralmente de 4 a 6 caiçaras, que na ocasião a rede é fechada (boca da rede) e o cerco então é levantado pra verificar se há cardume. O interessante é se apropriar do conhecimento dos nativos que antes mesmo de se avistar a pescaria já sabem que peixe tem na rede de acordo com a maré que se forma dentro da armadilha.
- - - - - - - - - - - - - - - - - - - -

Roça
A vida do caiçara está estritamente ligada ao mar e a mata de onde retira os ingredientes para elaborar o seu prato principal: o “azul marinho” – pirão de peixe com banana verde.
Ir a roça concilia entre outras atividades caminhar por trilhas pela mata atlântica onde pode ser observados animais e espécies exóticas de nossa mata.
Proposta 1
Descoivarar o roçado é a limpeza após a queima, o preparo da terra para o plantio. Ainda na mesma tarefa se apanha lenha para o fogão.
Proposta 2

Plantio da rama da mandioca
Proposta 3
Colheita da raiz de mandioca para o preparo da farinha.
Proposta 4
Coletar cana, inhame, batata doce, abacaxi entre outros alimentos.
- - - - - - - - - - - - - - - - - - - -

Casa de farinha
A técnica usada para preparar a farinha de mandioca é bastante rudimentar, e envolve várias etapas – da limpeza da raiz até a torra da farinha em forno de cobre – e requer a participação de várias pessoas da família, uma atividade social onde se pode conhecer melhor a vida do morador. Ali se revelará histórias, lendas, crendices, códigos e expressões. Um mergulho no conhecimento da cultura caiçara.
Proposta 1
Todo o processo da produção deve ser acompanhado, embora tenham várias tarefas que necessitam de muitos cuidados. Mas, tem que por a mão no rodo e “forneá” a farinha. Por a mão na massa literalmente.
- - - - - - - - - - - - - - - - - - - -

A casa e cozinha
A dieta caiçara é pouco diversificada. Está muito ligada ao peixe, banana, caça e tubérculos. O preparo do prato começa na cachoeira onde se conserta (limpeza) o peixe, passa pelos caminhos e se recolhe o cheiro verde – alfavaca e coentro nativo - para se produzir o famoso “azul marinho”.
Proposta 1
O convívio social na cozinha também é um atrativo de boas conversas e receitas e aprender a preparar um típico prato da cozinha caiçara.
Proposta 2
Aprender a “escalar”, salgar e por o peixe no “varal” para a produçaõ do peixe seco. Outra iguaria da cozinha local, dos tempos que não havia outra forma de conservar o pescado.
- - - - - - - - - - - - - - - - - - - -
Floresta

Outro importante elemento espacial no cotidiano do homem do litoral paratyense é a mata. Sempre exercendo uma atividade extrativista, ele retira o que necessita para a sua sobrevivência. Busca nesse espaço as madeiras para o “corte” de caonoa, remo, artesanato em geral, cipó, e animais que também fazem parte da sua dieta.
Proposta 1
Percorrer trilhas para reconhecimento de espécies vegetais e animais e sua utilização e observação de paisagens.



Observação :

Todas as propostas relacionadas fazem parte do modo de fazer e viver caiçara. No entanto há a necessidade de se respeitar a sazonalidade dessas atividades culturais.
Por exemplo: saber a lua certa para o corte da árvore para se fazer a canoa; as correntes marítimas que trazem a lula,os dias quentes de sol para se preparar o peixe seco...
Existem muitas atividades que podem ser compartilhadas na vila caiçara como a “puxada” de canoa, o “barreamento” de casa, porém tem que se entender que esses trabalhos fazem parte do cotidiano e aqueles que querem encontrar uma nova forma de se fazer turismo tem que entender desses tempos.



ROTEIRO DE TRIHAS NA RESERVA ECOLOGICA DA JUATINGA.


Dia 1 - Saida de Paraty de onibus ate a lacalidade de Laranjeiras, chegada por volta das 9:30 hs, caminhada de 1:30 hs ate a Praia do Sono, onde tem a parada para almoço e banho de mar, por volta das 14:00 o grupo segue para a praia de Antigos e Antiguinhos, ambas praias desertas, depois seguindo para a praia de Ponta Negra, para jantar e pernoite. Dia 2 - com 03 opçoes de passeio.

a) Cafe da manha, caminhada ate a cachoeira do saco bravo, saida por volta das 9:00 e retorno por volta das 15:00 hs, com lanche para a trilha, caminhada de ida e volta com duraçao de 4:00 hs.

b) Roteiro comunitario = cafe da manha, visita a casa de farinha, visita a pesca ( cerco artesanal), visita a Associação de Moradores, escola, cachoeiras ( de gaietas, do Moises ou poço da Julia), almoço, jantar e pernoite.

c) Cafe da manha, saida por volta das 6:00 hs da manha, para caminhada ate a pedra da Jamanta, que é o ponto mais alto do Município de Paraty, mais de 1000 metros de altura, lanche para a trilha, retorno por volta das 17:00 hs, jantar e pernoite.
Dia 3
- Cafe da manha, caminhada para o Pouso da Cajaíba, lanche para a trilha, passando pelas comunidades de Cairuçu das Pedras, Saco das anxovas e Praia de Martins de Sa, chegada no Pouso por volta das 17:00 hs, jantar e pernoite. Dia 4 - Cafe da manha, caminhada ate a praia Grande da Cajaiba,( passando pelas praias de Ipanema, Calhaus, Ytaoca), chegada por volta das 11:30 hs, visita a cachoeira, almoço e retorno de barco ate o cais de Paraty, com paradas nas praias e ilhas para banho, chegada por volta das 17:00 hs. Dia 5
- Café da manha, saída para a praia Grande da cajaiba, parada para almoço e banho de cachoeira, depois seguindo para o saco do Mamangua, com chegada na praia do Engenho, por volta das 16:00 hs e travessia de barco, ate a casa do Paulo, onde sera o jantar e pernoite.

Obs: Todo o roteiro, é acompanhado por monitores ambientais local, guia da embratur e temos barcos para dar auxilio as mochilas, carregador de bagaens e os roteiros depende do grupo, pode ser de 02 dias, 03 dias, 04 dias ou mais. O grupo se hospeda nas casas em Ponta Negra e no Pouso da Cajaiba. Os preços são para pacotes fora de feriados, para feriados, os preços serão diferenciados.


                                  Contato Teteco ou Lili
24- 3371-2673 /24-9956-8822
tetecoremedios@gmail.com 
skype: teteco ponta negra
FaceBoock: tetecodosremedios

2 comentários:

  1. Olá Teteco!!

    Parabéns pelo blog, muitoo bom =D

    Segue link que comentei: http://realidadesparaty.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Oi, Teteco, Ci e Evandro!

    Muito o obrigada pelo feriado maravilhoso que vcs nos proporcionaram!!! Adoramos, muitooooooo!!!
    Teteco, parabéns pela escolha dos guias, a gente gostou muito do Ci e do Evandro! Eles foram muito atenciosos, cuidadosos e simpáticos! Gostamos muito da escolha da trilha tb! :) Gostamos do atendimento, do lugar que dormimos e principalmente das refeições! Fala pra Neia que a comida dela é dos deuses!!!!
    Bjs, Helena

    ResponderExcluir